O presidente Jair Bolsonaro (PL) decretou luto oficial de um dia em razão da morte do guru bolsonarista Olavo de Carvalho. A decisão foi publicada na edição extra do Diário Oficial da União.
O guru do bolsonarismo morreu na madrugada desta terça-feira, 25, em Richmond, no Estado da Virgínia, nos Estados Unidos, o falecimento foi revelado pela família do autor nas suas redes sociais, que não mencionou a causa da morte, mas ele foi hospitalizado com sintomas de covid.
A filha do ideólogo, Heloísa de Carvalho, afirmou que o pai, com quem rompeu há anos, morreu por complicações da Covid-19. No último dia 16, a equipe de Olavo anunciou, em um grupo do aplicativo Telegram, que ele havia sido diagnosticado com coronavírus, razão pela qual cancelou as aulas de seu curso de filosofia.
Antes, Bolsonaro já tinha publicado uma homenagem nas redes sociais.
“Nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do país, o filósofo e professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho. Olavo foi gigante na luta pela liberdade e farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre”, afirmou o presidente. Que Deus o receba na sua infinita bondade e misericórdia, bem como conforte sua família”, escreveu o presidente da República em seu perfil no Twitter. O escritor deixa sua esposa, Roxane de Carvalho, oito filhos e 18 netos.
Fonte: Congresso em Foco