Início Guarujá Guarujá monitorará qualidade da areia de praias

Guarujá monitorará qualidade da areia de praias

Foto: Prefeitura de Guarujá/Divulgação

O projeto Areia Viva, implantado para o monitoramento da qualidade de 10 das 27 faixas de areia das praias do Guarujá, na Baixada Santista. Conta com a participação dos alunos do curso técnico de Meio Ambiente com ênfase em Química da escola municipal 1º de Maio. Com duração prevista até dezembro de 2024.

Os principais fatores que serão observados na pesquisa é a qualidade sanitária e a movimentação natural da areia. Serão monitoradas as praias do Tombo, Guaiúba, Enseada, Astúrias e Pitangueiras, além de outras cinco dentro da APA: Iporanga, São Pedro, Tijucopava, Taguaíba e Prainha Branca.

Os pesquisadores e estudantes irão às praias quinzenalmente para coletar amostras de areia. Elas serão analisadas no laboratório implantado na escola municipal 1º de Maio, no Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho.

Para estimular os apaixonados por ciências biológicas, uma das estratégias usadas é incluir os acadêmicos. Por isso, a iniciativa reservou três bolsas de estudo de R$ 500 para destinar aos selecionados do último período do curso técnico de Meio Ambiente com ênfase em Química da unidade.

A ação possibilitará que os estudantes concluam a formação técnica com uma iniciação científica no currículo, além de, na prática, serem capacitados à realização de análises microbiológicas.

Fonte: G1 Santos