Início Notícias Instrutora deixa emprego para encorajar mulheres a dirigir

Instrutora deixa emprego para encorajar mulheres a dirigir

Foto: Arquivo Pessoal

Josiane Sena, de 42 anos, abandonou o emprego fixo para ensinar pessoas já habilitadas a dirigir, por meio de aulas particulares. A maioria das clientes são mulheres habilitadas que não dirigem por medo, traumas com acidentes ou falta de técnica, homens também a procuram para aprenderem a dirigir, mas pedem descrição, por se sentirem envergonhados com a situação.

Na profissão há 21 anos, Josiane, que mora em Praia Grande, começou a carreira na área de formação teórica dos condutores, mas sempre teve vontade de ir para as ruas ensinar a parte prática aos alunos. Devido a demanda de procura por aulas, saiu da autoescola onde trabalhava e focou nas aulas particulares. Comprou um carro instalou duplo comando, mandou adesivar para as pessoas identificarem.

Ela conta que, durante o período em que trabalhou na autoescola, muitos alunos, após o processo de habilitação, a procuravam para aulas particulares. “A pessoa tirava carta comigo, e depois de um tempo, não conseguia dirigir, e entrava em contato. Eu percebia que era muita gente que precisava, que tinha medo, e comecei a dar aula particular aos fins de semana, feriado e após o meu horário de trabalho”.

Para Josiane, o fato de rodar a Baixada Santista para atender clientes de Santos, São Vicente, Praia Grande e Cubatão é um grande diferencial oferecido por ela.

Além disso, Josiane faz questão de incluir nas aulas os principais trajetos que os alunos vão ter que fazer no dia a dia. Um cliente que mora em Praia Grande, mas trabalha em Santos, por exemplo, vai dirigir esse trajeto junto com a instrutora para praticar, colocando o aluno em qualquer situação de trânsito, pois, do lado do passageiro, tenho freio e embreagem.

Fonte: G1 Santos