Início São Vicente Algumas empresas de internet não cumprem a altura mínima dos fios em...

Algumas empresas de internet não cumprem a altura mínima dos fios em postes, segundo a norma técnica NBR 5422

Fio e cabos soltos dos postes viraram rotina na vida dos Vicentinos

Não é de hoje que presenciamos diariamente fios caídos em diversos pontos da cidade. Empresas de internet vem desrespeitando a altura mínima exigida de 4,5 metros para instalação de fios nos postes.

Segundo a norma técnica NBR 5422, a rede elétrica e outras fiações presas a postes tem que ter três níveis de altura mínima.

São obrigatórios 5 metros sobre ruas e avenidas; 4,5 metros em locais de tráfego de veículos pequenos (restrito à caminhões), e 6 metros em vias rurais, onde haja tráfego de máquinas agrícolas.

Na rua Marques de São Vicente foram trocados diversos postes e foram feitas as reinstalações dos fios e cabos de energia e internet. Contudo, veículos como caminhões passam, arrastam e cortam os fios causando problemas no fornecimento de energia e internet. Além do grande perigo que podem ocasionar a pedestres, ciclistas, motoqueiros e carros. Em um dos pontos visitados, o vereador Jhony Sasaki constatou que a altura dos fios estavam em 3,80 metros, bem abaixo do mínimo recomendado.

Rua Marques de São Vicente com fios e cabos soltos

Sasaki disse: “recebi diversas solicitações de reparo dos fio e cabos, contudo o serviço por vezes é moroso e nesse meio tempo, podem ocorrer acidentes a quem passa por ali por ser uma rua muito movimentada.”

Operadoras realizam serviço inadequado causando problemas aos munícipes vicentinos

Vereador também disse que irá notificar as operadoras por meio de oficio para que cumpram a altura mínima determinada que é de 4,5 metros e que irá responsabilizar as operadoras que atuam na cidade caso não cumpram o que é determinado por lei municipal.

Vereador Jhony Sasaki foi ao local e verificou o perigo que os fios soltos podem causar aos pedestre

O município de São Vicente também já possui uma lei que diz, no caso de queda de fios e cabos do poste, a operadora tem 24 horas para realizar o reparo. Em caso de descumprimento a operadora receberá pena diária.

Assista ao vídeo: https://fb.watch/c6vuCeK3Wk/

Fonte: Baixada na Rede