Início Baixada Santista Associação Japonesa de Santos realiza o 1º Undokai pós-pandemia

Associação Japonesa de Santos realiza o 1º Undokai pós-pandemia

Associação Japonesa de Santos promove o 69º Undokai

Depois de 2 anos sem evento presencial, será realizado neste domingo (1º de maio) o 1º Undokai pós-pandemia. Além das gincanas com brindes para crianças e adultos, o Undokai traz de volta a reunião familiar e de amigos descendentes de japoneses ou não, em um dia de confraternização da colônia Nipo-brasileira da Baixada Santista.

“O Undokai faz parte do nosso calendário familiar e esperamos a data para podermos encontrar nossos amigos e parentes, e por o papo em dia. É uma tradição de muitos anos e que a Associação Japonesa de Santos vem trabalhando duro para que continue.” disse André Yasunaka.

Além das brincadeiras, no local, haverá comidas típicas japonesa, danças, apresentações de Caratê e Kenjutsu (arte de combate com espadas).

A História do Undokai:

“Undokai é uma espécie de gincana familiar e/ou civil poliesportiva japonesa originada no século XIX. Naquele período, disputava-se nas gincanas cabo de guerra, corrida de obstáculos, arremesso de peso e outros. O termo familiar também designava um conjunto de famílias para as competições e não apenas pessoas de um só laço familiar.

O principal objetivo dessa gincana é fazer com que as pessoas se confraternizem, mas também é utilizada com o intuito de conscientizar crianças sobre seu próprio corpo. Normalmente o Undoukai é realizado no mês de maio durante um dia todo. Aos participantes são garantidos prêmios e boa alimentação. A realização da gincana é feita com a participação de músicas infantis que substituíram as antigas marchinhas militares.

No Brasil, a realização do Undoukai é cada vez mais rara, pois a falta de espaço adequado para o acontecimento, a falta de descendentes japoneses que dão vida à festividade e ainda a perda dos valores culturais daqueles que são dessa origem e que permanecem no Brasil estão cada vez mais escassos.”

Segundo consta, o 1º Undokai no Brasil foi a bordo do navio Kasato Maru (1908), que trouxe a primeira leva de imigrantes japoneses ao Brasil.

O Undokai 2022 será realizado na Associação Atlética Portuários, que fica na rua Cincinato Braga,1, no Jabaquara em Santos.

Acontecerá no dia 1º de maio de 2022 das 9h às 17h.

Fonte: Baixada na Rede