Início Notícias Golpistas levam Saque Extraordinário do FGTS

Golpistas levam Saque Extraordinário do FGTS

Foto: ilustrativa

Golpistas usam dados de usuários para sacar valores do Caixa Tem, conta criada automaticamente para depósito pela Caixa Econômica Federal em que são depositados benefícios como o Saque Extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), de até R$ 1.000.

Os beneficiários podem ser vítima do golpe mesmo sem nunca ter criou um acesso ao Caixa Tem. Muitos relataram que tiveram saques feitos em caixa eletrônico, casas lotéricas ou Correspondente Caixa Aqui que podem ser feitos apenas com o código disponibilizado no aplicativo Caixa Tem, sem a necessidade de documentos.

Em nota, a Caixa informa empregar mecanismos como validação de dados e de documentos, autenticação por senha e segundo fator de autenticação para aprimorar a segurança de seus sistemas, e que os aperfeiçoa continuamente segundo práticas de mercado e formas de operação encontradas por fraudadores e golpistas.

O chefe de segurança da PSafe, Emilio Simoni, afirma que vazamentos de dados têm contribuído para um aumento no número de golpes

Ficar atento a contatos suspeitos após o vazamento, assim como conferir a conta do FGTS com regularidade também é importante, diz Afonso Morais, advogado especialista em fraudes digitais.

Para recuperar o dinheiro perdido, o primeiro passo é fazer, o quanto antes, um pedido de contestação em agência da Caixa, apresentando CPF e documento de identificação. Em seguida, é recomendada a realização de um Boletim de Ocorrência, que deve ser apresentado ao banco para análise e, caso a fraude seja comprovada, ressarcimento do beneficiário.

A Caixa, como principal banco de fomento de políticas sociais, é responsável pelo cumprimento da legislação, atualização de cadastro e zelo pelas informações e pagamentos de acordo com o cronograma de pagamento.

Fonte: BS9