Início Baixada Santista Família faz Vaquinha virtual para salvar do câncer psicóloga de São Vicente

Família faz Vaquinha virtual para salvar do câncer psicóloga de São Vicente

Ellen Lara Henrique foi diagnosticada com câncer de estomago e família pede ajuda para custear tratamento

Uma psicóloga de São Vicente luta contra um câncer agressivo no estomago, e agora a familia pede ajuda para arcar com as despesas hospitalares, já que ela precisou ser internada em uma unidade de saúde particular às pressas.

Ellen Lara Henrique, de 40 anos, descobriu que estava sofrendo de um câncer quando a doença já estava em estágio avançado. Lara Henrique, a mãe, conta que em fevereiro deste ano, Ellen começou a sentir dores fortes na região do abdômen e estômago.

“Ela também não conseguia comer direito, e já tinha uma gastrite comum, normal, e já havia feito endoscopia anteriormente, nunca tinha dado nada. De fevereiro pra cá ela vem apresentando os sintomas mais constantes. Isso nos levou várias vezes a hospitais que medicavam e mandavam ela embora pra casa. Era sempre a mesma coisa, ninguém tomava providência de nada”, relata Lara.

A mãe de Ellen ainda diz que, certo dia, as dores aumentaram e a filha precisou ser hospitalizada. “Ela já estava evacuando sangue, e eu falei, ‘tem que ir no hospital, de qualquer jeito”. Chegou lá, deu anemia pelo convênio médico dela que atende em Santos, não é de São Paulo. Resolveram internar. Ela ficou internada por seis dias, com problema do estômago, mas mesmo assim, ela sentia dores abdominais”.

Família de Ellen Lara pede ajuda contra câncer agressivo no estomago

Lara ainda relata que pedia para os médicos realizarem mais exames, e foi dito que não havia necessidade. Não foi feita colonoscopia, apenas endoscopia, que não apontou nenhuma alteração. Mesmo assim, os sintomas persistiam.

“Ela já estava afastada pelo INSS. O INSS estava em greve. Foi bem na véspera dela ir no INSS eles dispensaram, deram alta pra ela. De lá pra cá, ela continuou com as dores. Não tinha como ficar mais em casa com ela. Levava novamente no hospital até que um dia resolveram fazer uma um exame nela e constou na tomografia alguns líquidos pélvicos, então mandaram procurar um ginecologista”, diz.

Devido à burocracia para marcar consultas, Lara diz que o diagnóstico foi demorado. “O ginecologista atendeu ela com um encaixe, pediu exames, que ficavam prontos em 20 dias, e tudo isso com ela com dores, sem aguentar”. Finalmente, ela retornou a um médico gastroenterologista e realizou uma colonoscopia, já que as dores estavam persistindo há muito tempo. Ela foi internada novamente, na Santa Casa de Santos, e realizou um outro
exame, uma videolaparoscopia, quando o tumor foi descoberto.

Pelo plano de saúde, Ellen não conseguiu um encaminhamento para um oncologista. “Ela já estava com um tumor avançado, com metástase, porque já pegou estômago e foi passando para tudo, para o intestino, e tem os pontos no abdômen. Ela ficou de alta, fizeram biópsia com urgência. Quando chegou o resultado, ele foi inconclusivo”. Para conseguir um tratamento adequado, seria necessário um exame que não poderia ser feito em Santos, já que o plano de saúde não autorizava. Por isso, a família não teve alternativa senão buscar
um médico particular em São Paulo.

“Minha prima pagou uma consulta, preocupada com ela, num médico especialista de intestino em São Paulo. Viemos ao médico de imediato, e quando ele viu, ela estava com uma barriga que parecia grávida de quatro, cinco meses. Ele já se preocupou logo de cara, falou que ela não tinha condição de ficar lá e teria que internar imediatamente”, diz Lara.

Por isso, Ellen está internada em um hospital particular em São Paulo desde a consulta com o especialista, já que o caso foi considerado grave. Ela terá que ser submetida a uma cirurgia, e está muito debilitada, segundo a família. “Agora, depende da quimioterapia, mas depois de tanto tempo, já está tudo muito avançado”, lamenta a mãe.

Devido ao estado da psicóloga, a família não tem como ir embora da unidade de saúde, e não têm como pagar pela internação, que não está sendo coberta pelo plano de saúde. Dessa forma, a família começou uma campanha nas redes sociais para arrecadar dinheiro para ajudar com as despesas da internação.

Atualmente, Ellen está sendo submetida a testes com medicamentos para a quimioterapia. “Graças a Deus, ela está reagindo bem, então a gente está precisando desse tratamento. Está tudo muito complicado, porque ela precisa desse tratamento, por isso criamos a vaquinha virtual, não temos como sair daqui. Estamos com esperança nessa vaquinha para a gente ter
uma ajuda e ela tentar se recuperar aos pouquinhos”.

Link para Vaquinha on line de Ellen: https://www.vakinha.com.br/2912962

Fonte: Baixada na Rede/Santa Portal