Início Baixada Santista Colorindo o céu com responsabilidade

Colorindo o céu com responsabilidade

Raphael Dias Antônio mora na Esplanada dos Barreiros em São Vicente-SP e desde criança é fascinado por pipas. Os anos se passaram mas o “hobby” continuou. Ele percebeu que assim como ele muitas pessoas de diferentes idades curtem como “lazer” soltar pipas aos fins de semana e que existem vários grupos adeptos a essa arte espalhados por todo Brasil e também no exterior.


Durante a pandemia do COVID-19, Raphael, começou a ter mais tempo para publicar vídeos e fotos nas redes sociais e para surpresa do vicentino o engajamento aumentou e o network também. Muitos internautas passaram a seguir as redes sociais e curtir as publicações.

Raphael explica que a arte de soltar pipa é antiga e surgiu 200 anos a.C. ela foi criada por um general chamado “Han Hsin” sendo que o objetivo era medir obras de túneis, com o passar dos anos ela se tornou muito popular na China, seu país de origem. Outros países também adotaram essa arte para levar mensagens secretas para aliados militares. Alguns utilizavam as pipas como oferendas para Deus ou em festivais para agradecer a colheita e até mesmo para celebrar o nascimento dos filhos. Para Raphael, a pipa nunca será substituída pela tecnologia.

Esse lazer é compartilhado entre pai, filho e amigos. Ele também ressalta a importância de tomar todos os cuidados na hora de escolher um lugar para soltar pipa, principalmente com a rede elétrica e também orienta a não usar produtos cortantes na linha para não causar nenhum tipo de acidente. Conclui o pipeiro.

O vicentino tem viajado por todo Estado de São Paulo e se reunindo com diferentes grupos de pipeiros adepto a arte. Para mais informações siga no instagram @fa_pipas