Início Baixada Santista Tampas quebradas e galerias entupidas! Ver. Jhony Sasaki busca amenizar problemas causados...

Tampas quebradas e galerias entupidas! Ver. Jhony Sasaki busca amenizar problemas causados pela chuva em S.Vicente

Para algumas pessoas pode parecer algo distante, mas ter sua casa inundada devido as chuvas e a maré é comum para muitas pessoas que moram em alguns bairros de São Vicente. Vários motivos se acumulam para que ocorram as inundações dessas localidades. Sujeira nos canais, galerias pluviais entupidas, falta de zeladoria básica e um problema natural que é a subida da maré.

Equipe de Hidrojato da prefeitura realizando serviço de limpeza na galeria pluvial

“Recebemos demandas diárias para limpeza de galerias pluviais que muitas vezes estão cheias de lixo como garrafas pets, embalagens, sacos plásticos e até animais mortos. Tem também muita lama e terra que com a mistura vira um liquido preto e de odor ruim.”, disse o vereador Jhony Sasaki.

Lixo e descarte irregular próximos a galeria pluvial entopem o fluxo da agua da chuva inundando o local
Lixo de todo tipo caem na galeria pluvial prejudicando o escoamento da agua

A prefeitura de São Vicente tem 3 equipes que circulam diariamente pela cidade para dar conta da limpeza das galerias, a demanda é alta e o tempo de trabalho depende muito do estado em que a galeria se encontra. A maré e os canais obstruídos também são um problema grande que faz com que muitas vezes haja o retorno da “agua” pela galeria pluvial inundando a rua mesmo sem a ocorrência de chuva.

Prefeitura de São Vicente conta com 3 equipes de Hidrojato

Outro problema frequente são as tampas quebradas ou danificadas de galeria pluvial. Em muitos casos são danificadas pelo trafego de caminhões e ônibus que invadem a calçada e danificam a tampa e a caixa da galeria pluvial.

Galerias sem tampa podem provocar sérios acidentes a pedestres em dias de chuva
Tampas danificadas devido a passagem de caminhões e ônibus sobre as mesmas

“As tampas quebradas são um transtorno e um perigo ao pedestre que pode se acidentar se cair dentro da galeria. As trocas e reparos são demoradas por se tratar de um trabalho de alvenaria, mas sempre pedimos celeridade a Secretaria de serviços especiais pois a falta dela pode causar um acidente grave e até uma fatalidade.”, afirmou Jhony Sasaki.

Galeria pluvial sem tampa e com falta de manutenção

Neste assunto, todos precisam fazer sua parte, o poder executivo, o legislativo e a população. A conscientização para o não descarte de lixo em via pública é muito importante para amenizar o problema.

Fonte: Baixada na Rede