Início Baixada Santista Moradores e comerciantes relatam furtos e roubos diários de usuários do Centro...

Moradores e comerciantes relatam furtos e roubos diários de usuários do Centro POP em SV

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua ( Centro POP) localizado na Avenida Capitão-mor Aguiar, 436 no centro de São Vicente é um equipamento para auxiliar a população em situação de rua, contudo, vem ocorrendo diversos relatos de roubos, furtos, badernas em plena luz do dia, uso de drogas e intimidação a moradores e comerciantes próximos ao local.

Centro POP localizado na av. Cap. Mor Aguiar no centro de São Vicente

“Nossos imóveis se desvalorizaram, sempre furtam cabos de energias e pertences de casa e ficam sentados ou deitados no canteiro central encarando a gente e usando drogas em plena luz do dia.”, disse uma moradora que preferiu não se identificar.

Um comerciante próximo ao local também mostrou muita insatisfação: “perdemos clientes diariamente e eles (moradores de rua) ficam intimidando e fazendo bagunça próximo a loja, até pedágio eles cobram da gente e de moradores. Sabemos que tem muita gente de bem e que precisa do Centro POP mas um grupo daqui e de fora da cidade que causa todo esse transtorno pra gente.”.

Sobrado foi invadido e é usado para uso de drogas e badernas, segundo moradores

“Precisamos de providencias urgentes, só pra ter uma ideia, um sobrado localizado na Av. Cap. Mor Aguiar com rua Jacob Emmerich foi totalmente arrombado, está repleto de lixo lá dentro. Arrancaram o portão e drogados circulam dia e noite ali. A noite toda, eles gritam e fazem baderna com som alto, bebendo e fumando.”, disse um morador indignado.

Comerciante relatou: “Chamamos a policia militar e eles vem ao local mas nada acontece. Já encaminhamos pedidos de providência a prefeitura, mas também sem retorno. Ideal seria que fosse retirado daqui e colocado em outro local onde o impacto não afetassem tantas pessoas.”.

O vereador Jhony Sasaki se manifestou em relação aos problemas enfrentados pelos moradores e comerciantes do entorno do Centro POP: “Temos recebido diversas reclamações de munícipes a respeito de furtos, roubos, uso de drogas e distúrbios na av. Cap. Mor Aguiar. A falta de um estudo de impacto de vizinhança como é feito em outras cidades para a instalação de um equipamento público como o Centro POP é o que afeta tanto a vida das pessoas que moram próximos ao local.”, e completou: “já encaminhamos pedidos de providências a prefeitura e estamos aguardando um retorno deles.”.

Fonte: Baixada na Rede