Início Notícias São Vicente inicia Campanha contra a poliomielite e multivacinação

São Vicente inicia Campanha contra a poliomielite e multivacinação

Foto: Reprodução

São Vicente na Baixada Santista, inicia nesta segunda-feira (8), a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e multivacinação. O objetivo é a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes que estão com algum tipo de vacina em atraso. A iniciativa atende a um documento técnico anunciado pelo Ministério da Saúde. 

A campanha hoje (8), e segue até o dia 9 de setembro. A  meta é contribuir para a erradicação da poliomielite no mundo e eliminar casos de  doenças como a rubéola e a síndrome da rubéola congênita (SRC), além de prevenir e controlar outras doenças imunopreveníveis.

O público-alvo da vacinação contra a poliomielite são as crianças menores de cinco anos de idade, sendo que as crianças menores de um ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário. 

Já a criançada com idades de um a quatro anos somente poderão ser vacinadas indiscriminadamente com a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de vacina inativada poliomielite (VIP), do esquema básico.

Com relação à multivacinação, a ação é uma estratégia adotada com a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias), de acordo com o Calendário Estadual de Vacinação, e imunizar, de forma indiscriminada, com a VOP as crianças de um a menores de cinco anos de idade, que estejam com o esquema primário completo com a VIP.

As crianças menores de um ano de idade (até 11 meses e 29 dias) deverão ser vacinadas seletivamente, conforme as indicações do Calendário Estadual de Vacinação, com a VIP.

É de extrema importância que a população, ao comparecer em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Estratégia de Saúde da Família (ESF’s) ou ao Posto Fixo de Vacinação do Brisamar Shopping, leve a caderneta de vacinação para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal preconizado.

É importante ressaltar também que a vacinação contra a Covid-19 segue normalmente nos postos, e as doses poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Estadual de Vacinação, na população a partir de três anos de idade. 

Vale ressaltar que o uso de máscaras continua obrigatório no interior das UBS’s/ESF’s e no posto fixo.

Para vacinar a população vicentina contra a poliomielite, São Vicente conta com as 26 UBS’s/ ESF’s à disposição, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30. A Sesau disponibiliza, ainda, o posto fixo instalado no Brisamar Shopping, que funciona de segunda a sábado, das 10h às 19h. O endereço é Rua Frei Gaspar, 365 – Centro, loja 346, 3° piso.

Finte: Baixada na Rede