Início Baixada Santista Racismo absurdo! Mulher diz: “preto tem que morrer” e é presa em...

Racismo absurdo! Mulher diz: “preto tem que morrer” e é presa em flagrante no Shopping Praiamar em Santos

Uma jovem de 23 anos foi presa em flagrante dentro de uma loja de roupas no shopping Praiamar, em Santos, na noite da última sexta-feira (12). Segundo testemunhas ela teria tocado nas costas de uma mulher, de 55 anos, e dito, apontando o dedo na direção do seu rosto: “preto tem que morrer”. Ela segue à disposição da justiça.

As duas filhas da vítima e uma funcionária das Lojas Riachuelo presenciaram o ato de racismo. A mãe da acusada, que estava na mesma loja no momento do crime, disse que a filha tinha laudo psiquiátrico, fazia uso de medicação controlada e que era bipolar.

De acordo com uma das filhas da vítima, a jovem teria gritado com a própria mãe momentos antes de cometer o crime, tirando seu andador e puxando sua bolsa de forma brusca, para pegar um cartão de crédito. Isso chamou a atenção das pessoas que estavam em volta, que passaram a olhar para ela. Mostrando irritação, a jovem disse que o cartão de crédito era dela e que poderiam chamar a polícia, se quisessem.

Para evitar confusão, elas decidiram sair dali e entraram na Loja Riachuelo, mas a jovem veio atrás delas, tocou nas costas da mulher, de 55 anos, e teria dito “preto tem que morrer”. Todos em volta ouviram e presenciaram a injúria racial. A jovem ainda tentou ir embora, mas foi contida até a chegada da polícia.

A Polícia Militar foi acionada às 19h32 para atender o caso em que duas mulheres estariam discutindo e uma proferiu palavras racistas. Os policiais estiveram no local e conduziram os envolvidos para a delegacia. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), a mulher foi presa em flagrante por praticar discriminação. “Ela foi autuada em flagrante e encaminhada a CPJ [Central de Polícia Judiciária] de Santos onde o caso foi registrado”, informou em nota.

A funcionária da loja que testemunhou o crime também prestou depoimento.

Como o crime de racismo é inafiançável na esfera policial, a jovem continua à disposição da justiça e será levada à cadeia.

PRAIAMAR SHOPPING

Em nota o shopping Praiamar diz que é contra todo tipo de discriminação, repudia qualquer forma de ofensa de cunho racial. E com relação aos atos denunciados, os seguranças são treinados para todo e qualquer tipo de situação e que, assim que o crime foi relatado pela central, eles foram até a loja em questão, e junto a segurança da própria loja, e por se tratar de questões judiciais, solicitaram a cliente para chamar a Polícia. Após o ocorrido, as partes foram conduzidas até a delegacia para dar continuidade no processo.

Fonte: Diário do Litoral/Baixada na Rede