Início Baixada Santista Moradores e comerciantes pedem solução para problemas causados pelo Centro POP

Moradores e comerciantes pedem solução para problemas causados pelo Centro POP

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua ( Centro POP) localizado na Avenida Capitão-mor Aguiar, 436 no centro de São Vicente é um equipamento para auxiliar a população em situação de rua, contudo, vem ocorrendo diversos relatos de roubos, furtos, badernas em plena luz do dia, uso de drogas e intimidação a moradores e comerciantes próximos ao local.

Centro POP localizado na av. Cap. Mor Aguiar no centro de São Vicente

Diversos moradores e comerciantes foram buscar ajuda ao vereador Jhony Sasaki (PSB) que atendeu e buscou informações a respeito da situação. Na tarde de quinta-feira (25), o vereador apresentou um requerimento pedindo a retirada do Centro POP para um local mais adequado.

Vereador Jhony Sasaki pede mudança de local do Centro POP

“Fiquei indignado com oque moradores e comerciante tem passado diariamente , no entorno do Centro POP. São relatos de uso de drogas, roubos e furtos, assédio moral e sexual contra moradores e pedestres. Cabe um parênteses, que são alguns indivíduos que causam esse mal estar em boa parte da avenida.”, disse Jhony Sasaki.

“Pedimos em requerimento ao prefeito municipal que o Centro POP seja alocado em um outro espaço mais adequado, como o centro de Convenções que também acolhe o Batalhão da Policia Militar.”, falou o vereador em sessão da Câmara Municipal de São Vicente.

Relato de Moradores e comerciantes:

“Nossos imóveis se desvalorizaram, sempre furtam cabos de energias e pertences de casa e ficam sentados ou deitados no canteiro central encarando a gente e usando drogas em plena luz do dia.”, disse uma moradora que preferiu não se identificar.

Imóveis se desvalorizam e comércios estão fechando devido a falta de estudo de instalação do equipamento

Um comerciante próximo ao local também mostrou muita insatisfação: “perdemos clientes diariamente e eles (moradores de rua) ficam intimidando e fazendo bagunça próximo a loja, até pedágio eles cobram da gente e de moradores. Sabemos que tem muita gente de bem e que precisa do Centro POP mas um grupo daqui e de fora da cidade que causa todo esse transtorno pra gente.”.

Usuários do Centro POP ficam no canteiro central da Av. Cap. Mor Aguiar

Outro comerciante relatou: “Chamamos a policia militar e eles vem ao local mas nada acontece. Já encaminhamos pedidos de providência a prefeitura, mas também sem retorno. Ideal seria que fosse retirado daqui e colocado em outro local onde o impacto não afetassem tantas pessoas.”.

Fonte: Baixada na Rede