Início Notícias Vazamento de gás tóxico causa uma morte e obriga população a sair...

Vazamento de gás tóxico causa uma morte e obriga população a sair de casa no interior de SP

Foto: Reprodução/EPTV

Alessandra Alves da Silva, de 39 anos já chegou sem vida à Santa Casa de Pontal (SP) por intoxicação, após um vazamento de gás tóxico atingir o bairro Campos Elíseos. E outras dezenas de moradores precisaram de atendimento médico. A suspeita é de que o produto químico seja de origem clandestina, mas até o momento as autoridades ainda não encontraram nenhuma atividade que pudesse causar a contaminação.

O caso ocorreu, na noite de terça-feira (4), por volta das 19h55 no bairro Campos Elísios. A situação foi controlada por volta da meia-noite. O bairro Nova Pontal também foi atingido.

Até às 7h da manhã desta quarta-feira (5), cerca de 85 pessoas foram atendidas na Santa Casa com sintomas de intoxicação, com falta de ar, problemas respiratórios. E um óbito foi registrado.

Os moradores precisaram ser atendidos por municípios vizinhos e a maioria daqueles que tiveram sintomas de intoxicação já receberam alta hospitalar. Um paciente permanece entubado em Ribeirão Preto, um internado na Santa Casa de Sertãozinho e um internado no HC de Ribeirão Preto. Há ainda três pacientes na UPA de Sertãozinho e apenas um paciente em observação na Santa Casa da Cidade, sem risco de vida.

Agentes da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Defesa Civil Municipal foram até o local para prestar atendimento. Parte do quarteirão foi evacuado e estão sendo feitas inspeções nos imóveis e em empresas das imediações, em busca da fonte da poluição.

Um carro de som circulou pelo bairro pedindo para que as pessoas saíssem de suas casas. “Por gentileza, retirem-se de suas residências. Isto é uma emergência. Procurem a parte mais alta do bairro. Para vocês que têm os seus animais, as crianças, todo mundo se retirando das residências”, diz anúncio.

O Ginásio de Esportes Adib Damião ficou à disposição para receber moradores dos bairros afetados com fornecimento de água, colchões e alimentos.

Devido ao incidente, os serviços públicos, exceto saúde, e as aulas foram suspensas na cidade.

Uma análise foi realizada no sistema de água no bairro Campos Elíseos e que os índices mostraram que a água está com 100% de sua potabilidade adequada para o consumo.

Fonte: UOL