Início Notícias Bolsonaro critica Lula por tratar “assaltante como vítima”

Bolsonaro critica Lula por tratar “assaltante como vítima”

Foto: Reprodução

O presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), publicou, neste sábado (8), uma crítica a defensores dos direitos humanos que pregam dignidade para assaltantes e que alegam que circunstâncias sociais levam à prática de crimes.

Bolsonaro publicou uma notícia sobre reação de vítimas a assaltantes e escreveu: “Tratar assaltante como vítima da sociedade é isentá-lo de sua responsabilidade. Existem milhões de pessoas humildes que levam a vida honestamente”.

“Esse é o grande mal da inversão de valores. Enquanto ‘especialistas’ preferirem falar que um inocente morreu por causa de um celular, ao invés de dizer que um vagabundo escolheu matar um pai ou uma mãe de família por isso, eles se sentirão no direito de fazer o que fazem”, concluiu Bolsonaro.

A fala pode ser entendida como um recado indireto ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que já falou algumas vezes que delitos de menor potencial ofensivo, como roubo de celulares, ocorrem em função da desigualdade social. Na postagem feita neste sábado, Bolsonaro não cita expressamente o adversário.

Em um evento em maio de 2022, antes mesmo da campanha eleitoral, Lula atribuiu à falta de perspectiva delitos como o roubo:

“Tem uma juventude enorme que, por falta de perspectiva, às vezes são presas roubando um celular nesse país. Nós precisamos garantir emprego. O emprego tem que ser uma obsessão”, afirmou o petista.

Fonte: Metrópoles