Início Baixada Santista Baleia morta aparece na praia do Itararé em São Vicente

Baleia morta aparece na praia do Itararé em São Vicente

Mais uma baleia apareceu morta na Baixada Santista. Desta vez, a carcaça de um mamífero foi encontrada na praia do Itararé, em São Vicente, no final da manhã deste sábado (15). Já é o segundo caso em dez dias.

O animal foi avistado por banhistas antes do meio-dia, que acionaram as autoridades. Este é a segunda carcaça de baleia que encalha em uma praia da Região em dez dias. No último dia 5, uma baleia, que também estava em avançado estado de decomposição, foi encontrada na praia da Enseada.

Em nota, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Bem Estar Animal (Sebem), afirma que entrou em contato com o Instituto Gremar para averiguar a aparição de uma baleia morta na Praia do Itararé na manhã deste sábado (15). O animal já foi retirado pela prefeitura após uma autópsia realizada pelo Instituto e será levado para o descarte adequado.

Vale lembrar que todos os anos, entre junho e novembro, a costa brasileira registra a temporada de baleias. Em São Paulo, o Litoral Norte se consolidou como um dos grandes pontos de observação de cetáceos, que chegam em águas brasileiras para se reproduzir e ter seus filhotes.

Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, vem registrando números recordes de avistagens de baleias e cetáceos – que também incluem golfinhos e botos. Segundo dados do Projeto Baleia à Vista, na temporada de 2021, mais de 300 baleias passaram pelas águas da região.

Fonte: Diário do Litoral