A partir desta segunda-feira (17), as praias de São Vicente, na Baixada Santista, terá o acesso com horários restritos para visitantes e banhistas. Como parte de um estudo sobre erosão, um monitoramento da faixa de areia será realizado. De acordo com a administração municipal, as restrições devem seguir até quinta-feira (20).
O estudo feito via drone sobre erosão costeira, começou em maio deste ano e, em agosto, o trecho já havia sofrido restrições para a primeira etapa da pesquisa.
O estudo mostrará os impactos dos processos oceanográficos na costa, como as ações das ondas, correntes e marés, principalmente devido às ressacas. Os resultados também ajudarão a entender se há a necessidade de obras estruturais em pontos mais críticos.
Os bloqueios na faixa de areia é necessário para que as leituras do drone sejam precisas, além de evitar acidentes, já que há risco de uma eventual queda do equipamento. Com duração em torno de duas horas ao longo da manhã ou tarde, dependendo do dia da semana.
Durante esse tempo, não será permitido o acesso de qualquer banhista e também para praticantes de voo livre.
Confira o cronograma:
Segunda-feira (17)
- Manhã – 8h30 – Praia (Rua Japão) e Parque Bitaru
- Tarde – 13h30 – Parque Prainha
Terça-feira (18)
- Tarde – 13h30 – Praia Paranapuã
Quarta-feira (19)
- Manhã – 8h30 – Gonzaguinha e Biquinha
- Tarde – 13h30 – Praia dos Milionários
Quinta-feira (20)
- Manhã – 8h – Praia Itararé
- Tarde – atividades complementares de sobrevoo de drone
Fonte: G1 Santos