Início Notícias Ex-trabalhadores do Porto de Santos são condenados por tráfico internacional de drogas

Ex-trabalhadores do Porto de Santos são condenados por tráfico internacional de drogas

Foto: Reprodução

O juiz Roberto Lemos dos Santos Filho, da 5ª Vara Federal de Santos, na Baixada santista, decidiu condenar oito ex-trabalhadores do Porto de Santos (SP), entre cinco e oito anos de prisão, por tráfico internacional de drogas, após uma denúncia do Ministério Público Federal (MPF).

As investigações começaram em maio de 2020, quando três estivadores foram presos em flagrante por transportarem, no total, 12 kg de cocaína presos ao corpo. Os outros cinco foram identificados posteriormente.

Na época, o trio foi abordado pelos agentes da Polícia Federal (PF) em atitudes suspeitas, no vestiário de um terminal do Porto de Santos (SP).

Na abordagem, foi constatado que cada um dos integrantes carregava uma determinada quantidade da droga. As substâncias ficavam presas junto aos corpos dos homens por cintas abdominais e blusas de lycra. Segundo a investigação, o entorpecente era colocado em um navio com destino à Europa.

Durante interrogatório, um dos estivadores confessou que o grupo ganhava R$ 5 mil por cada tablete entregue. Na sequência, a corporação instaurou a investigação para desvendar o esquema por trás do transporte de drogas no Porto de Santos.

A investigação apontou a participação de oito trabalhadores portuários no esquema. Apesar de apenas alguns integrantes fazerem parte do transporte da droga, os demais estavam inclusos no crime por meio de comandos operacionais.

Fonte: G1 Santos