Início Baixada Santista Outubro Rosa: Após protesto de vereador, São Vicente agiliza exames de mamografia

Outubro Rosa: Após protesto de vereador, São Vicente agiliza exames de mamografia

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

Outubro Rosa: agendamentos de exames de mamografia são realizados via Whatsapp

O mês é celebrado em todo país, contudo, o vereador por São Vicente, Jhony Sasaki, usou o plenário da Câmara Municipal para protestar a respeito da demora para o agendamento de exames de mamografia e a falta de consultas preventivas em todas as unidades de saúde da cidade.

Vereador Jhony Sasaki pediu agilidade no agendamento e foi atendido pela prefeitura

“Ressaltei que não havia como celebrarmos a conscientização a respeito do câncer de mama e de colo do útero, pois as munícipes da cidade não conseguiam sequer realizar um agendamento para consulta nas unidades de saúde.”, disse o vereador.

“Decidi não usar a fita rosa na ocasião em respeito as mulheres aflitas que além de não conseguir agendar consultas, tinham a dificuldade de ter de madrugar para conseguir ser atendida nas UBSs.”, falou Jhony Sasaki.

“Cobrei providências a Secretária de Saúde, Michelle Santos, e ao prefeito Kayo Amado, para que buscassem uma solução para acabar com a aflição de centenas de mulheres que querem ser diagnosticadas o quanto antes. Fomos atendidos e desde o dia 13/10 a SESAU disponibilizou canais de comunicação para o agendamento de exames de mamografia.”, completou o vereador Jhony Sasaki.

Segundo a Prefeitura de São Vicente, os pedidos podem ser feitos somente por mensagem de texto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Não é necessário ter encaminhamento médico. O número de WhatsApp é (13) 99717-0946. A secretaria também disponibiliza, durante o outubro, livre agendamento de mamografias nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF).

O exame de mamografia é realizado no Centro de Apoio e Diagnóstico (CAD), e também pode ser realizado no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) ou no Hospital Guilherme Álvaro (HGA).

Mulheres com mais de 50 anos, com a última mamografia realizada há mais de um ano, podem fazer o agendamento diretamente na recepção ou passar os os dados para o agente comunitário de saúde agendar.

Já as mulheres com menos de 50 anos que apresentem, durante o autoexame, quadros suspeitos de nódulos ou histórico familiar de câncer de mama, devem procurar a unidade de saúde para agendamento de consulta e/ou exame.

Em caso de resultados de exames alterados, será necessário o retorno ao médico da unidade para realização de novos exames ou encaminhamento para especialista. Se necessário, a paciente será direcionada para a Rede Hebe Camargo, para início do tratamento.

Serviço:

Zap Mamografia, agendamento do exame via Whatsapp para mulheres de 50 a 69 anos de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Telefone: (13) 3569-4940

Agendamento Preventivo de colo de útero para mulheres de 25 a 64 anos pode ser feito pelo whatsapp (13) 3569-5724.

Fonte: Baixada na Rede