Início Notícias Dezembro Vermelho: Santos ampliará a testagem para HIV e sífilis

Dezembro Vermelho: Santos ampliará a testagem para HIV e sífilis

Foto: Reprodução

Santos, na Baixada Santista, realizará testes rápidos gratuitos de HIV e sífilis, a partir desta quinta-feira (1). O evento faz parte da Campanha Dezembro Vermelho.

A testagem ocorrerá até o dia 7 de dezembro, das 9h às 15h, em locais de grande circulação de pessoas, incluindo equipamentos públicos de lazer.

Os testes são feitos a partir de uma gotinha de sangue retirada do dedo e o resultado fica pronto em 20 minutos. A pessoa que realizar o exame será informado de forma reservada e confidencial por uma equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento. Caso o resultado seja positivo, o paciente será encaminhado ao Serviço Especializado de Atendimento, onde realizará o tratamento.

A sífilis é curada com o uso de penicilina, já o HIV é controlado por medicamentos antirretrovirais fornecidos gratuitamente pelo Ministério da Saúde, que reduzem a carga viral do vírus, impedindo a manifestação da doença AIDS.

Os locais de testagem

  • 01 de dezembro – Ambesp Nelson Teixeira (Rua Manoel Tourinho, 395) e Ambesp Zona Noroeste (Rua Prof. Luís Gomes Cruz, 259)
  • 03 de dezembro – Parque Roberto Mário Santini – Emissário Submarino (Avenida Presidente Wilson, s/nº)
  • 04 de dezembro – Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fracarolli, s/nº)
  • 05 de dezembro – Policlínica Rádio Clube (Av. Hugo Maia, s/nº)
  • 06 de dezembro – Policlínica Aparecida (Av. Pedro Lessa, 1728)
  • 07 de dezembro – Policlínica Vila Nova (Praça Iguatemi Martins, s/nº) e na Policlínica Martins Fontes (Rua Luiza Macuco, 40)

Fonte: G1 Santos