Em um cercadinho montado na areia da praia, um galo doméstico chamou atenção de banhistas e moradores de Santos, na Baixada Santista.
O animal estava com uma família de turistas na praia do Gonzaga, e dentro do cercado montado na sombra, estava um pote com comida e outro com água.
De acordo com o médico veterinário Gabriel Silva, o animal é da espécie Gallus gallus, conhecido como galo doméstico. Ele explica que essas aves são muito suscetíveis ao estresse, tanto por estarem rodeadas de pessoas como por ficarem longos períodos expostos ao sol em ambiente inapropriado.
Já o veterinário Rafael Monteiro aponta que os maiores prejuízos dessa visita do galo à praia são, além do estresse, a ingestão de algo tóxico ou água do mar. O animal, por não ter discernimento, pode ingerir qualquer produto que esteja na areia. Ele ainda explica que esses animais são bem resistentes, mas aqueles que não têm cuidados adequados podem transmitir algumas doenças.
A Prefeitura de Santos proíbe a presença de qualquer animal na faixa de areia da praia, com exceção do trecho para cães, que fica entre o posto 1 de salvamento e o Emissário Submarino (Parque Municipal Roberto Mário Santini, no José Menino), no horário das 6h às 9h e das 16h às 19h.
Nas demais áreas da faixa de areia, a administração municipal informou que a presença dos animais continua proibida e o descumprimento está sujeito a multa no valor de R$ 800.
Fonte: G1 Santos