Início Notícias Apesar das cores e fragrâncias diferentes, os doces Skittles têm o mesmo...

Apesar das cores e fragrâncias diferentes, os doces Skittles têm o mesmo sabor

Foto: Reprodução

Um estudo publicado pela rede de emissoras de rádio norte-americana NPR, os famosos doces coloridos Skittles, na verdade têm o mesmo gosto, contrariando o entendimento de que cada cor representava o gosto de uma fruta diferente.

Segundo o neuropsicólogo Don Katz, da Universidade Brandeis, o segredo dos doces está no cheiro e nas cores empregadas, que são as responsáveis por dar a falsa sensação de gostos diferentes.

“Os fabricantes dos doces Skittles, sendo muito mais espertos que a maioria de nós, reconheceram que é mais barato fazer as coisas cheirarem e parecerem diferentes do que fazer com que elas realmente tenham um sabor diferente. Portanto, os Skittles têm fragrâncias diferentes e cores diferentes, mas todos têm o mesmo sabor.”, afirmou Katz, que é especialista na relação entre o cérebro humano e o paladar.

Conforme explica Don Katz, a junção entre cor e aroma é muito poderosa. Quando uma pessoa pega um Skittle roxo, por exemplo, que supostamente tem o sabor de uva, ela acredita que o doce é realmente feito de uva antes mesmo de colocá-lo na boca, apenas sentindo o cheiro e vendo a cor roxa da bala ao mesmo tempo.

Isso acontece porque o cérebro humano evoluiu ao longo do tempo para identificar cheiros e cores de alimentos, discernindo se estão próprios para o consumo ou não.

Apesar de tudo, não se pode afirmar com certeza que todas as empresas que produzem doces e guloseimas simulam o gosto de seus produtos. Acredita-se que muitas delas usem saborizantes, mesmo que sejam artificiais.

Fonte: R7