Início Notícias Enfermeira de casa de repouso e agredida no rosto por socorrista do...

Enfermeira de casa de repouso e agredida no rosto por socorrista do Samu em Santos, SP

Foto: Arquivo pessoal

Uma enfermeira de 43 anos foi agredida por um socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de 62 anos em Santos, na Baixada Santista.

A vítima Maria Aparecida da Silva Ferreira trabalha em um residencial para idosos no bairro Ponta da Praia, e solicitou o serviço para socorrer uma idosa, de 85, que estaria passando mal. Segundo a vítima, a idosa passou o dia inteiro com oscilação da saturação de oxigênio e da pressão arterial, além não conseguir comer ou beber, o que motivou a chamada do Samu. Um motorista e uma enfermeira chegaram à casa de repouso, avaliaram a idosa, e informaram que a situação dela não seria de emergência.

A profissional da casa de repouso insistiu que a encaminhassem ao pronto-atendimento. Após reforçar o pedido, teve início a discussão, pois, segundo Maria Aparecida, os socorristas se negavam a levar a idosa a uma unidade de saúde. O motorista da ambulância teria alegado, que não poderia pegar peso.

Maria Aparecida afirmou ter dito: “Moço, pelo amor de Deus, eu manejo essa mulher sozinha, levo ela de um canto para o outro. Se o problema é esse eu ajudo”. Foi quando, de acordo com ela, o motorista teria dito que recebeu ordens para não levar a paciente. “Foi quando eu comecei a filmar”, lembrou.

Enquanto o filmava, o socorrista deu uma tapa no celular. O aparelho teria batido na região do supercílio da mulher antes de cair ao chão. Ela precisou ser socorrida por um casal que estava no local para visitar um familiar.

Após a agressão, a Polícia Militar (PM) foi chamada e uma ambulância do Samu se deslocou ao local. Uma delas encaminhou a idosa de 85 anos ao hospital, onde ela foi diagnosticada com infecção urinária e permaneceu internada.

Maria Aparecida, porém, foi conduzida à Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Santos, onde o caso foi registrado. Ao sair da unidade policial a enfermeira afirmou ter ido até a Santa Casa de Santos, onde foi medicada e liberada.

Fonte: G1 Santos