Início Notícias Médico condenado a 21 anos por retirada ilegal de órgãos é preso...

Médico condenado a 21 anos por retirada ilegal de órgãos é preso em São Paulo

Foto: Reprodução

O médico Álvaro Ianhez, condenado pela morte e retirada ilegal de órgãos do menino Paulo Veronesi Pavesi, morto no ano 2000, em Poços de Caldas (MG), foi preso na última terça-feira (9) em São Paulo.

A ação foi comandada por promotores de Justiça de São Paulo a pedido do Ministério Público de Minas Gerais.

O médico foi condenado, em abril do ano passado, a 21 anos e 8 meses por homicídio duplamente qualificado no Tribunal do Júri, mas não chegou a ser preso porque conseguiu um habeas corpus do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para aguardar os recursos em liberdade.

A decisão definiu que a pena só poderia ser iniciada depois que todos os recursos judiciais estivessem esgotados. A liminar foi baseada no julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que, em 2019, proibiu a prisão em segunda instância.

Na época, o médico foi denunciado por participação em um esquema ilegal de retirada e tráfico de órgãos humanos que ficou conhecido como Máfia dos Transplantes. Ele era responsável pela MG Sul Transplantes, apontada como ‘atravessadora’ de órgãos humanos.

O esquema veio a público com a morte de Paulo Veronesi Pavesi, na época com 10 anos, em 19 de abril de 2000.

O menino caiu do prédio onde morava, em Poços de Caldas, no sudoeste de Minas Gerais. Ianhez teria fraudado um atestado de morte encefálica para retirar os rins e as córneas da criança. Os órgãos teriam sido destinados a uma ‘lista de espera’ criada pelo próprio médico.

Fonte: Terra