Um grupo foi detido em flagrante articulando loteamentos em áreas irregulares do bairro Fazendinha, em São Vicente, na Baixada Santista.
O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Santos, também no litoral paulista, organizou a ação após tomar conhecimento de um vídeo que circulava nas redes sociais convocando pessoas para participar do movimento de ocupação na região. Na gravação, um homem pedia para comparecem ao local com ferramentas, como facão e foice, para remover a vegetação.
Por essa razão uma ação foi montada pela Polícia Civil com apoio da prefeitura e da Polícia Militar para tomar as medidas devidas.
Ao chegarem no local, as equipes policiais encontraram as áreas já demarcadas e um galpão com ferramentas para a remoção de vegetação e construção de moradias. “Iriam fazer a preparação do terreno, com toda a remoção da vegetação para depois receber os resíduos sólidos”, explica a delegada Mariana Máximo Ramos, dizendo que a Fazendinha já tem um problema histórico de invasão.
As quinze pessoas detidas, sendo 5 mulheres (encaminhadas ao 2º DP de São Vicente) e 10 homens (levados à cadeia pública do 5º DP de Santos). De acordo com os policiais, trata-se de uma organização criminosa, pois cada pessoa tinha uma função.
Segundo o titular do Deic, os criminosos faziam a comercialização dos loteamentos. Dentre os presos, três homens tinham anotações com nomes das famílias que ocupariam as moradias. “Chegaram de moto, inclusive [veículos] que não são simples e têm um valor considerável de mercado, não indicando que sejam pessoas que estejam em situação de miséria”, finaliza.
As investigações prosseguem para identificar e localizar outros integrantes da organização.
Fonte: G1 Santos