Início Baixada Santista Exposição sobre os 115 anos da imigração japonesa é inaugurada em Santos

Exposição sobre os 115 anos da imigração japonesa é inaugurada em Santos

Foto: Reprodução

Santos, na Baixada Santista, inaugura nesta sexta-feira (16) a exposição ‘115 Anos da Imigração Japonesa Santos-Brasil’. A mostra ficará aberta ao público até o dia 18 de julho, na área externa do Outeiro de Santa Catarina. A entrada é gratuita.

A exposição retrata uma viagem centenária, muito antes do dia 18 de junho de 1908, quando 781 japoneses chegaram ao Porto de Santos no navio Kasato Maru, após mais de 50 dias em alto-mar.

A mostra apresenta as tratativas entre o Brasil e o Japão, as leis de imigração e conta que outros navios vieram depois do Kasato Maru, trazendo mais japoneses para uma nova vida no País. Um painel de cinco metros do Kasato Maru está entre os destaques da exposição.

Além disso, os visitantes poderão conferir fotos históricas e do relato de uma filha de imigrantes sobre a difícil situação deles com a Segunda Guerra Mundial, quando os dois países ficaram de lados opostos.

O público também poderá ver que os estabelecidos em Santos ocuparam bairros como Campo Grande, Marapé, Saboó, Aparecida, Macuco e Ponta da Praia, construindo ali chácaras e sítios com plantações de hortifrutis e também se dedicando à pesca.

Os interessados poderão conferir as obras de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 15h. O Outeiro de Santa Catarina fica na Rua Visconde de Rio Branco, 48, no Centro de Santos.

Fonte: G1 Santos