Início Baixada Santista Morador de rua é resgatado após apresentar sintomas de hipotermia em noite...

Morador de rua é resgatado após apresentar sintomas de hipotermia em noite fria, em Mongaguá, SP

Foto: Reprodução/Mongaguá Litoral

Um morador de rua que apresentava sintomas de hipotermia foi resgatado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Mongaguá, no litoral de São Paulo, e está em observação no Pronto-Socorro Central da cidade.

Uma mulher acionou o Samu, que observou o morador se contorcendo de frio e tendo espasmos, que persistiu mesmo após ela dar chá quente e roupas secas para ele.

O morador em situação de rua estava em um colchão molhado no asfalto do bairro Vera Cruz. O socorrista conta que, ao chegar no local, o paciente foi envolvido com uma manta térmica e acalmado, por estar nervoso e confuso.

Na sequência, a técnica em enfermagem Paula Martins, do Samu, fez exames básicos para averiguar se o paciente apresentava outros problemas de saúde, mas nada foi encontrado.

O paciente foi encaminhado ao Pronto Socorro Central de Mongaguá, onde recebeu o restante do atendimento médico, um banho quente e roupas novas. Segundo a prefeitura, ele segue em observação na unidade de saúde e, quando receber alta, será convidado a se instalar no Centro de Acolhida Noturno Emergencial de Inverno Municipal (Caneim).

Caciatore disse que, em dias frios, não é incomum o Samu ser acionado para atender moradores de rua em hipotermia. “O nosso serviço é humanização e acolhimento, independente da situação da pessoa. Não temos distinções. A gente faz esse trabalho com o maior orgulho”, afirmou.

A Prefeitura de Mongaguá explicou que o Caneim foi elaborado para garantir que os acolhidos passem por épocas de frio em condições adequadas. O serviço iniciou os trabalhos de buscas ativas, acolhimentos e apoio às pessoas em situação de rua que optam por não serem acolhidos pelo Centro. Segundo a administração, as pessoas recebem visitas de equipes técnicas, alimentação, meias e mantas para evitar que sintam frio, ainda que na rua.

Fonte: G1 Santos