Início Baixada Santista Terremoto de magnitude de 4.7 atinge litoral de São Paulo

Terremoto de magnitude de 4.7 atinge litoral de São Paulo

Foto: Reprodução/ google

Um terremoto com magnitude estimada de 4,7 foi registrado na região de Miracatu em São Paulo. O abalo foi de 4.0° na escala Hitcher e seu epicentro foi no município de Iguape.

O forte tremor foi sentido por moradores da Baixada Santista, no litoral de São Paulo e Vale do Ribeira, na manhã desta sexta-feira (16).

Nas redes sociais, internautas relatam mensagens enviadas pelo seu aparelho celular avisando sobre o terremoto.

A formação de um ciclone extraropical derruba a temperatura e provoca chuvas intensas até esta sexta-feira (16), principalmente do Sul do país e em boa parte do estado de São Paulo. No fim de semana, a temperatura deve despencar no Sul e no Sudeste.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e a agência Climatempo, uma área de baixa pressão atmosférica sobre o mar, entre os litorais catarinense e paulista, permite maior transporte de umidade do oceano para o continente.

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil não receberam nenhum chamado para ocorrência com vítimas ou danos estruturais.

Em um vídeo, registrados na região da Barra do Ribeira, em Iguape, é possível ver as câmeras de monitoramento balançando durante vários segundos.

Há também relatos de moradores de Itanhaém, Peruíbe, Miracatu e Registro, que sentiram os tremores.

O autônomo Vinícius Santos da Silva, de 23 anos, mora em Itariri e estava falando no telefone quando sentiu o tremor. Ele estava conversando com a sogra, que está em Pedro de Toledo, e também sentiu as vibrações.

Eliana Diniz mora em Peruíbe e sentiu o tremor às 8h22 desta sexta-feira. Ela mora em um conjunto habitacional da CDHU e estava no quarto. “Senti tudo tremer e veio alerta no meu celular e no dos meus filhos”, explica sobre um comunicado enviado pelo Google ao aparelho.

“Eu pensei que era alguém me sacudindo, olhei para o lado e não tinha ninguém. Pensei que era um dos meus filhos sacudindo a cama para eu levantar, mas não tinha ninguém, daí que veio aquele frio de medo”, ressalta Eliana.

Em Itanhaém, a escriturária Camila Watanabe Muniz, de 22 anos, estava trabalhando na prefeitura quando sentiu um leve tremor. “Senti minha mesa tremer e, até então, acreditei que fosse algum caminhão mais pesado passando na rua, então ignorei. Até que minha mãe entrou em contato comigo preocupada, perguntando se eu havia sentido o tremor, pois ela está em Iguape e sentiu um tremor mais forte”, conta.

A empresária Ana Paula Martins Bertoldi Gato, de 52 anos, sentiu as vibrações em Registro. Ela diz que nunca havia acontecido nada parecido na cidade e que a sensação foi horrível.

Fonte: Meon