Um guarda civil municipal, de 37 anos, levou uma pedrada no rosto durante uma confusão no show do MC Hariel, em Praia Grande, na Baixada Santista. O agente, que preferiu não se identificar, contou que voltou ao trabalho após o acidente para não ter o salário descontado.
O show do MC Hariel, realizado no Festival de Esportes Radicais (Fera), no Pavilhão Jair Rodrigues, no bairro Quietude.
De acordo com a vítima, a confusão começou após o cantor subir em uma grade. O público queria fazer o mesmo e uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) foi impedir as pessoas, momento em que começaram a jogar pedras e garrafas nos agentes.
O agente contou que estava a caminho dos GCMs que estavam sendo atacados e viu um homem com uma roupa azul jogando a pedra contra ele. “Eu virei o rosto rapidamente, pegou na lateral […]. Por pouco não pega no olho e eu fico cego”, explicou. Ele ainda afirmou que a GCM não estava com os equipamentos necessários para o evento.
A situação só foi controlada com a chegada da Ronda Ostensiva Municipal (Romu).
O guarda precisou ir ao hospital para fazer um curativo e verificar a pressão que estava alta. No entanto, ele voltou ao serviço para não apresentar o atestado médico.
Em nota, a administração municipal informou que as circunstâncias estão sendo apuradas pelo comando da GCM. De acordo com a pasta, o planejamento das ações em todos os eventos realizados é feito previamente e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e da Polícia Militar (PM).
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da cidade, Adriano Pixoxó, disse, por nota, que o caso foi uma falta de planejamento do operacional da GCM para um evento desse porte.
“Deveria ter uma equipe especializada com todos os EPIs de segurança e não uma viatura diária sem equipamentos de proteção”, afirmou Pixoxó.
Fonte: G1 Santos