O Complexo Regulador em Saúde 24 horas começou as atividades nesta quinta-feira (1), em Praia Grande, na baixada Santista. Ele funcionará como uma central para facilitar o atendimento e encaminhamento de vagas, exames e procedimentos a pacientes dos serviços prestados no Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade.
Foram criadas bases do Complexo no Hospital Irmã Dulce, no PS Central, na sede da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap) e na rede de Atenção Primária — Unidades de Saúde da Família (Usafas).
Os funcionários da unidade reguladora têm como missão otimizar as agendas para garantir vagas a todos os pacientes, respeitando o grau de urgência dos casos.
O secretário da Sesap, Cleber Suckow, ressaltou que os profissionais de administração e saúde destacados para a função no Complexo terão acesso às informações clínicas sobre os pacientes. “Contribuirá para uma melhor organização do sistema e um atendimento mais eficiente à população.”
Suckow disse que os serviços já oferecidos pelo SUS como vagas hospitalares, atendimentos ambulatoriais de urgência e consultas especializadas em odontologia, fisioterapia e psicologia agora serão acompanhados e agendados no novo sistema durante 24h.
“É um conceito que já existe no SUS. Temos 100% da cidade assistida pela Estratégia de Saúde da Família, com todos os níveis de atenção, desde a Atenção Primária, passando pelas especialidades, às urgências e emergências e hospital. É importante essa regulação para a organização e logística do trabalho”, disse.
Suckow ressalta que o serviço não trará custos adicionais ao Poder Público. “Remanejamos profissionais que já trabalham na rede de saúde pública para fazerem parte do Complexo. Não haverá custo adicional.”
Fonte: G1 Santos