De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), a Operação Verão na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, continuará por tempo indeterminado mesmo após o fim da estação. É a primeira vez que a ação ultrapassa a temporada para qual ela foi deflagrada. O nome não será alterado.
A ação foi estabelecida desde dezembro de 2023 para combater a criminalidade durante o período em que a região mais recebe turistas. No entanto, com a morte do PM Samuel Wesley Cosmo, em 2 de fevereiro, o estado deflagrou a 2ª fase com reforço policial nas cidades do litoral paulista.
Em 7 de fevereiro, mais um PM foi morto, o cabo José Silveira dos Santos. Na ocasião, começou a 3ª fase da operação, que foi marcada pela instalação do gabinete de Segurança Pública em Santos e mais policiais na região. A equipe da SSP-SP manteve a sede na Baixada Santista por 13 dias.
O outono começou nesta quarta-feira (20) e a 3ª fase da Operação Verão permanece em andamento. Questionada a SSP-SP sobre o critério para o encerramento da ação policial, porém não houve retorno.
Fonte: G1 Santos