Nesta segunda-feira (23), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, classificou como “infundado” o recente ataque dos Estados Unidos contra o Irã, ocorrido no fim de semana. A declaração foi feita durante um encontro no Kremlin com o vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, em meio à crescente tensão entre Teerã e Tel Aviv.
Putin afirmou que a ação norte-americana representa uma “agressão não provocada” e advertiu que tais atitudes aumentam o risco de um “grande perigo global”, referindo-se à possibilidade de uma escalada militar mais ampla no Oriente Médio. Ele reiterou o apoio da Rússia ao Irã e defendeu uma solução diplomática para o conflito.
O encontro entre Putin e Araqchi ocorre em meio à intensificação do confronto entre Israel e Irã, que já resultou em bombardeios mútuos e aumentou os temores de uma guerra regional. A Rússia tem se posicionado como mediadora e crítica da presença militar dos EUA na região, buscando fortalecer suas relações estratégicas com Teerã.
Fonte: g1
Fique por dentro de todas as nossas notícias e reportagens acessando o site: www.baixadanarede.com ou nos acompanhe no Instagram: @baixanarede