Anderson Martinez de Lima e Everson Galvão da Silva, acusados de participar da tentativa de homicídio contra um ex-chefe de gabinete da Prefeitura de São Vicente, na Baixada Santista, foram condenados em primeira instância na madrugada desta sexta-feira (1º). Anderson, o autor do disparo, deverá cumprir sete anos de prisão em regime inicial semiaberto e Everson, cinco anos em regime aberto. Cabe recurso da decisão.
O crime aconteceu em 2016, na Rua Jacob Emerick, no Centro de São Vicente. Humberto Araújo Santiago, chefe de gabinete do então vice-prefeito, chegava em casa quando foi abordado por dois homens, que dispararam contra ele. O servidor foi atingido em uma das mãos.
O julgamento estava marcado para agosto de 2023, mas acabou adiado devido à ausência de uma testemunha de defesa. Segundo o delegado Luiz Ricardo de Lara Dias Junior, que participou das investigações e foi uma das testemunhas ouvidas em plenário, o julgamento começou às 10h de quinta-feira (29) e terminou por volta de 2h sexta-feira (1º), no Fórum de São Vicente.
De acordo o Ministério Público de São Paulo, o policial militar Marcelo Granado Borg pilotou a moto usada no crime, levando Anderson, autor do disparo, na garupa. O bombeiro civil Everson trabalhava no shopping em frente à Prefeitura de São Vicente e teria avisado aos dois sobre quando Humberto saiu da sede do Executivo, permitindo a emboscada.
Fonte: G1 Santos