Com previsão de chuvas intensas nos próximos três dias, a região da Baixada Santista está em alerta da Defesa Civil de SP pelo risco de deslizamentos, desabamentos, enxurradas e alagamentos.
A previsão de volume de chuvas para o período que vai desta segunda, 25, até quarta-feira, 27, é de 90mm – o triplo do volume de chuvas do período de sábado, 22, até hoje. Os alertas foram divulgados nesta segunda-feira, nos canais oficiais da órgão.
Durante o mês de janeiro, diversas cidades da Baixada Santista vem sofrendo com as consequências das chuvas. Há pouco menos de uma semana, na madrugada entre os dias 18 e 19 de janeiro, fortes e demoradas chuvas causaram estrago na cidade de Peruíbe, no litoral sul de SP. Com a tempestade que se abateu sobre a cidade, a avenida Mario Covas Junior (avenida da praia), no Jardim Beira-Mar, cedeu, o que abriu uma cratera gigante no local.
No mesmo período, diversas ruas de Mongaguá, na Baixada Santista, foram alagadas em razão do alto volume de chuvas e do saneamento precário. Em um dia, a cidade registrou um volume de chuvas equivalente à média de onze dias.
Além da Baixada Santista, outras regiões do estado também estão em alerta em função dos riscos do alto volume de chuva. A previsão de chuvas para a região do vale do Ribeira e Litoral Sul é ainda maior que da Baixada Santista, no mesmo período. São previstos 100mm de chuva nas próximas 72 horas, ante 30mm dos últimos três dias. A região metropolitana da Capital também está alertada pela Defesa Cívil.