Início Notícias Obras de drenagem no Canal do Pompeba

Obras de drenagem no Canal do Pompeba

A desobstrução e a ampliação do canal do Pompeba, que margeia a Avenida Marechal Juarez Távora e a Avenida Penedo, segue em ritmo intenso. A ação  vai garantir o melhor curso e a criação de um bolsão, que escoará o acúmulo da água da chuva para o mar.

Executado com recursos próprios do Município, o serviço inclui abertura de passagem e implantação de tubulação apropriada para o escoamento da água, limpeza geral da área e poda de árvores.

O projeto representa um desejo antigo da população. A previsão é de que a região passe por processo de reurbanização, como detalha o prefeito Pedro Gouvêa. “Estamos fazendo uma nova abertura para a passagem da água, além da limpeza de toda a extensão do canal e dos arredores. Isso vai garantir agilização no escoamento em dias de chuva forte”, destaca o prefeito.

Segundo ele, a previsão é instalar uma comporta no local, “para minimizar o impacto das altas marés. Gradativamente, faremos a urbanização das laterais do estuário, construindo calçadas e áreas de lazer para que possamos não apenas resolver os transtornos com as enchentes, mas também fazer com que as famílias se sintam mais acolhidas. Uma antiga reinvindicação da população que felizmente está tomando forma”, completou.

Para os moradores da região, o serviço garante mais tranquilidade em períodos chuvosos. “É muito bom ver isso acontecendo. Esse trabalho veio em boa hora. Moro aqui há muito tempo e todos nós sofremos com os alagamentos, é sempre um período de muita tensão. O sentimento é de felicidade e gratidão”, comenta a dona de casa Romilda Nascimento, 35.

Já para o pedreiro Naldo Andrade, 53, no local há mais de 40 anos, ver um desejo antigo dos munícipes em prática é gratificante. “Nesse tempo todo que moro aqui, presenciei muitos sufocos. Lembro quando um senhor passou mal e precisou de atendimento médico, a ambulância não conseguia passar por conta da altura da água. Fico feliz que nessa gestão esse problema está sendo resolvido”, comentou.

Fonte: Jornal Vicentino