Início Santos Enfermeira é a 1ª pessoa a ser vacinada em Santos: ‘Uma honra...

Enfermeira é a 1ª pessoa a ser vacinada em Santos: ‘Uma honra muito grande’

Imagem: G1 Santos

A enfermeira Almira Dias Marques, de 56 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 em Santos e na Baixada Santista, no litoral de São Paulo. A vacinação na cidade teve início na manhã desta quarta-feira (20), em uma cerimônia simbólica realizada no Hospital dos Estivadores, que contou com a presença do governador de São Paulo, João Doria.

A enfermeira Almira atua no Centro de Testagem da Covid-19 em Santos e na ala de pediatria do Hospital Guilherme Álvaro. Ela contou que contraiu a doença no início da pandemia, em março de 2020, e que teve apenas sintomas leves.

Almira foi a primeira pessoa a receber a primeira dose da Coronavac em Santos e na Baixada Santista. Por volta das 10h30, a enfermeira foi vacinada dentro do auditório do Hospital dos Estivadores, onde foi iniciada a campanha de vacinação em Santos.

Após receber a dose, a enfermeira disse estar muito feliz por receber a vacina e sente que está representando todos os profissionais de saúde.

Após Almira, a técnica de enfermagem Larissa Simões Lima também recebeu a primeira dose da vacina. Ela trabalha desde junho na UTI Covid do Hospital dos Estivadores. Em seguida, Lubyanka Ferreira Pereira, 38 anos, foi vacinada. Ela é natural de Manaus e afastou-se da família para atuar como médica da UTI Covid em Santos.

A cerimônia contou com a presença do prefeito de Santos, Rogério Santos, da diretora de projetos estratégicos do Instituto Butantan, Cintia Lucci e do governador de São Paulo, João Doria.

“É à vocês (profissionais de saúde) que dedicamos a vacina neste momento. Vocês que, ao longo desses doze meses, um ano, estão salvando vidas. Agora, vamos ajudar a salvar a vida de vocês para que vocês continuem ajudando salvar a vida dos brasileiros”, disse Doria.

Vacinação em Santos

O caminhão com as doses do imunizante CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e fabricada no Brasil pelo Instituto Butantan, chegou na cidade na noite de terça-feira (19) em Santos.

As 9.560 mil doses da vacina foram enviadas pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo e, serão destinadas aos profissionais de saúde que atuam diretamente no enfrentamento à Covid-19 em hospitais, unidades de pronto atendimento e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Segundo a Prefeitura de Santos, o material ficará armazenado na Arena Santos, na Vila Mathias, que funcionará como um centro de logística para distribuição das doses aos hospitais. Lá, foi instalado um contêiner refrigerado, em parceria com a armadora MSC.

Nesta primeira fase da campanha, serão imunizados profissionais de saúde da linha de frente e idosos que vivem em clínicas de repouso, além dos cuidadores que atuam nestes locais. Este público ainda receberá uma segunda aplicação, em nova grade de vacinações.

Reportagem: G1 Santos