Início São Vicente São Vicente celebra 489 anos com programação especial

São Vicente celebra 489 anos com programação especial

Imagem: Baixada na Rede

São Vicente celebrou, nesta sexta-feira (22), o aniversário de 489 de emancipação. As festividades incluíram missas especiais, culto de ação de graças, atividades culturais e o hasteamento de bandeiras. Todos os eventos seguiram os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. A programação contou com a participação do prefeito Kayo Amado, secretários e deputados da região. Além dos vereadores Thiago Alexandre (presidente da Câmara), Jatobá, Dr. Eduardo, Jefferson Cezarolli, Jhonny Sasaki e Wagner Cabeça.

As celebrações começaram na última segunda-feira (18), com a estreia do documentário “Encenação 2021 – O Povo Conta a Sua História”, com sessão de lançamento no Cine Roxy e veiculação de cinco episódios em forma de web série.

Já os eventos presenciais aconteceram nesta sexta-feira. A Secretaria da Cultura (Secult), com o apoio da Prefeitura, preparou uma série de apresentações culturais e recreativas para a população. Algumas homenagens contaram com a presença do tenor italiano, Ezio Bonini, que cantou o hino nacional e de São Vicente.

“Neste dia, muita gente se questiona se deveríamos comemorar, mas mesmo na pandemia, seja com um pequeno bolo ou um abraço carinhoso, os pais comemoraram o aniversário de seus filhos. Não poderia ser diferente com São Vicente, que é a nossa cidade”, disse Kayo Amado.

O prefeito ainda comentou sobre o que espera para o futuro do Município. “São 489 anos e 22 dias de governo. Precisamos de um dia de cada vez, para que consigamos ter grandes transformações. Se tem algo que posso oferecer para o aniversário da cidade, são os melhores sentimentos. De carinho, força, saúde e prosperidade”.

Dando sequência à cerimônia,  o tenor italiano Ezio Bonini interpretou o Hino Nacional, enquanto as bandeiras do Brasil, de São Vicente e de São Paulo eram hasteadas pelo Grupo de Escoteiros da Cidade.

Durante a manhã, o hasteamento das Bandeiras aconteceu na subprefeitura, na Área Continental. Padre Luciano (católico), Pastor Jorge Henrique (evangélico), Benedita Aparecida Marqueti (umbanda), Ana Nilce Ribeiro de Oliveira (candomblé) e o rabino Carlos Homsi fizeram a bênção à Cidade.

Hasteamento das bandeiras municipal, estadual e nacional foi realizado no Rio Branco, Área Continental

À tarde, foi realizada uma missa na Igreja Matriz São Vicente Mártir. Em procissão, todos seguiram para a Prefeitura onde foi realizada a Renovação da Consagração da Cidade. Ainda no Paço Municipal, houve a abertura da exposição que conta a história da TV Primeira.

As atividades esportivas aconteceram na Praça dos Ambientalistas, no Rio Branco, na Praça Tom Jobim e Gonzaguinha. À noite, foi realizado um culto de Ação de Graças, na Igreja Assembleia de Deus.

A programação encerrou com a exibição do último capítulo do documentário Encenação 2021: O Povo conta a sua História, no canal da TV Primeira.