Início Notícias Cocaína aprendida no Porto de Santos; já foram mais de 2 toneladas...

Cocaína aprendida no Porto de Santos; já foram mais de 2 toneladas só neste ano

receita federal

Durante a execução de trabalhos de rotina de vigilância e repressão aduaneiras, equipes da Alfândega de Santos apreenderam 69 Kg de cocaína escondidos em um carregamento de suco de limão congelado, destinado ao porto de Valência, na Espanha.

Grande parte da carga de 24 toneladas precisou ser retirada para que as equipes atingissem o fundo do contêiner e acessassem a parede que separa os equipamentos de refrigeração. A sua retirada mostrou que o isolamento térmico havia sido substituído por tabletes de cocaína, em uma tentativa de dificultar o trabalho da Fiscalização.

Para a seleção de cargas são utilizados critérios objetivos de gerenciamento e análise de risco, bem como a inspeção não intrusiva por imagens de escâner. Outra ferramenta importante é a participação de cães farejadores da Receita Federal.

Após a apreensão, a droga foi encaminhada para a Polícia Federal, que prosseguirá com as investigações com base nas informações fornecidas pela Receita Federal. O repasse de informações das operações à polícia judiciária tanto pode dar início a novas investigações como complementar as que estão em curso.

A Receita Federal apreendeu mais de vinte toneladas de cocaína no Porto de Santos em 2020. Até o momento, foram mais de duas toneladas em 2021. Na maior parte dos casos, a droga foi encontrada dentro de contêineres que seriam enviados para a Europa. As cargas em meio as quais o entorpecente é escondido são as mais variadas possíveis. Sucata, óleo, limão, farinha, papel, tripas de carne, açúcar, café e máquinas são alguns exemplos.

Em 2020, ocorreu a apreensão histórica de 2.932 kg de cocaína cuidadosamente ocultos em carregamento de bobinas de alumínio, destinadas ao porto de Roterdã, na Holanda.

Reportagem: Santa Portal