Início Notícias Abandono de pets dispara 70% na pandemia

Abandono de pets dispara 70% na pandemia

Foto: ROMAIN CHOLLET/UNPLASH

Não se sabe ao certo quanto tempo a mãe passou amarrada com seus cinco filhotes dentro de uma caixa de papelão numa madrugada chuvosa. Fato é que um deles teve um ferimento grave na região genital. O laudo veterinário constatou que o filhote não terá condições de se reproduzir na fase adulta. Terá de conviver com uma sonda para poder urinar.

Esse é apenas um exemplo perverso da situação de abandono de animais domésticos Brasil afora. Diante do quadro de acirramento da crise desencadeada pela Covid-19, o descaso com os bichos não para de aumentar em um momento de interesses e demandas humanas tão em alta.

“Nunca vi uma situação desoladora como agora”, conta Daura Carvalho Pereira, 49 anos, 18 deles na defesa animal. “Não passa um dia sem aparecer animal abandonado.”

O número de cães e gatos, entre outros bichos, resgatados no Brasil aumentou cerca de 70% no ano passado, segundo um levantamento da Ampara Animal, uma associação de mulheres que ajuda abrigos e protetores independentes, feito em ao menos 530 deles por todo o país.

Fonte: Diário do Litoral