Início Notícias Homem amputa a perna após complicações da Covid-19 em São Vicente

Homem amputa a perna após complicações da Covid-19 em São Vicente

Foto: ilustrativa

Um homem aposentado, de 58 anos, morador de São Vicente, contraiu o vírus da Covid-19 em 2020, sem precisar ser internado. Pouco tempo depois dos sintomas causado pela doença, sofreu uma trombose, que causou a amputação de uma das perna, e agora passa por tratamento no Centro de Reabilitação Lucy Montoro.

Com falta de apetite e ânsia de vômito, tomando os remédios para o tratamento da Covid-19, sentiu uma fisgada no pé, que já estava comprometido pela trombose, vindo a amputar, mas foi necessário a amputação da parte da perna, abaixo do joelho. O aposentado ficou surpreso com as sequelas que a doença pode causar.

O médico fisiatra e diretor da Rede Lucy Montoro Santos, Celso Vilella, explica que os casos de amputação por complicações da Covid-19 se dão devido à trombose.

“O coronavírus tem um tropismo pelo sistema reticuloendotelial, quer dizer, onde tem vaso, tem essa alteração que pode formar trombo. Então, se eu formo um trombo nos membros, eu posso evoluir para uma amputação. Eu posso, também, ter trombo no cérebro, o que pode causar o derrame, o AVC. Como também posso ter trombo no coração, e até mesmo no pulmão, que pode causar o tromboembolismo pulmonar [TEP]”, diz.

Alertando também, caso note sequelas da Covid-19, que a pessoa procure por tratamento especializado. “A grande maioria das sequelas é leve, mas ainda assim é importante o acompanhamento, porque não sabemos o que pode acontecer”, destaca.

Fonte: G1 Santos