Início Cubatão Cubatão: Jovem produz e vende cachaça artesanal para driblar o desemprego

Cubatão: Jovem produz e vende cachaça artesanal para driblar o desemprego

Foto: Arquivo Pessoal/Hugo Mange Groppe

Hugo Mange Groppe, de 20 anos, resolveu empreender produzindo cachaça artesanal. O jovem, morador de Cubatão (SP), amadureceu a ideia após ter que deixar para trás duas oportunidades de emprego, por não conseguir conciliar com a faculdade. Segundo ele, a inspiração para vender bebidas veio do pai, que produzia ‘canelinha’, uma espécie de licor de canela que fazia sucesso entre amigos e conhecidos da família.

Ao perceber que as oportunidades não se encaixavam com sua rotina de estudos, decidiu investir as economias em algo que pudesse dar certo. O estudante buscou a aprovação do pai, Marcio Groppe, que incentivou o rapaz desde o início, e até hoje ajuda no processo de produção. O negócio independente começou em julho do ano passado, o jovem criou perfis nas redes sociais e começou a divulgar o produto.

Segundo Hugo, assim que as vendas iniciaram, ele percebeu um novo desafio. “Muitas pessoas têm preconceito quando ficam sabendo que é cachaça, mas a nossa é algo mais suave, puxado para o licor, dá para tomar bastante. Quem prova gosta, só que muita gente tem preconceito antes de provar. Aconteceu muito isso, de as pessoas falarem que não bebiam, e quando experimentavam, mudavam de opinião”.

Groppe começou com a ‘canelinha’, que o pai já tinha costume de preparar para amigos e familiares. Após as primeiras vendas, o jovem sentiu necessidade de inovar, e atualmente o cardápio também já conta com cachaças nos sabores jenipapo, melancia, jabuticaba e jaca. Todo o processo de preparo foi ensinado pelo pai, que também é o degustador das cachaças, já que o rapaz não consome bebida alcoólica.

Do futuro, o empreendedor espera que o negócio cresça cada dia mais. “Eu quero colocar minha cachaça no mercado e comercializar pelo país, até mesmo no mundo. Estou sempre em busca de melhorar, já fiz parceria com blogueiras nas redes sociais, e também pedi ajuda para famosos”, conclui.

Fonte: G1 Santos