Início Notícias São Vicente implantará escola cívico-militar

São Vicente implantará escola cívico-militar

Foto: Ari Dias/ Arquivo

Em consulta pública a escola municipal Jorge Bierrenbach Senra, no bairro Jardim Rio Branco, em São Vicente, na baixada santista. Foi aprovada ser a primeira da Baixada Santista a integrar o Programa Nacional da Escola Cívico-Militar (Pecim). Sem data prevista para a implantação do modelo.

Uma votação realizada na última segunda-feira (27), com a presença de pais, professores, alunos e funcionários da escola, seguindo a cartilha do Ministério da Educação, resultou em 130 votos favoráveis e 38 contrários à adesão.

A Secretaria de Educação (Seduc) do município estuda juridicamente como será a implantação e, por enquanto, não há previsão para iniciar o modelo Cívico-Militar. Serão mantidas as salas abertas para o Ensino Fundamental 1 e 2, não sendo necessária a transferência de alunos.

O programa contará com a parceria do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Defesa, que através de processo seletivo contratará, militares da reserva das Forças Armadas para trabalhar em funções administrativas e de gestão nas escolas. Os profissionais vão receber 30% da remuneração que recebiam antes de se aposentar.

Em outubro de 2019, na região, apenas São Vicente e Santos haviam confirmado interesse em fazer parte do programa. O modelo, será levado preferencialmente a escolas em regiões que apresentam vulnerabilidade social e baixos indicadores nos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade das escolas públicas no país.

Fonte: G1 santos