Início Notícias A partir de segunda-feira as aulas presenciais voltam a ser obrigatórias para...

A partir de segunda-feira as aulas presenciais voltam a ser obrigatórias para 100% dos alunos

Foto: Reprodução

A partir da próxima segunda-feira (18), as aulas presenciais na rede estadual voltam a ser obrigatórias para 100% dos alunos no estado de São Paulo. Vale também para as escolas municipais e privadas, mas elas terão prazos definidos pelo Conselho de Educação para se adaptarem.

O secretário estadual da Educação Rossieli Soares confirma, que os estudantes só poderão deixar de frequentar as escolas mediante apresentação de justificativa médica, ou aqueles que fazem parte do grupo de exceções definidos:

  • Gestantes e puérperas
  • Comorbidades com idade a partir de 12 anos que não tenham completado ciclo vacinal contra a Covid
  • Menores de 12 anos que pertencem a grupos de risco para a Covid e ou condição de saúde de maior fragilidade

A medida só poderá ser cumprida em algumas unidades a partir do próximo mês, quando o distanciamento entre as carteiras não será mais exigido. Isso porque muitas instituições não têm estrutura física para atender a 100% dos estudantes mantendo o distanciamento entre eles. Na rede pública, são cerca de 3,5 milhões de alunos distribuídos em mais de 5,4 mil escolas em todo o estado.

O distanciamento entre as carteiras será incialmente mantido, mas deixará de ser exigido a partir de novembro. O uso de máscara por parte de estudantes e funcionários permanece obrigatório para todos, assim como os protocolos sanitários, nas escolas e equipamentos de proteção individual por parte de professores e demais funcionários.

O governo estadual liberou o retorno às aulas presenciais com 100% ocupação no início de agosto, o que em algumas unidades exigiu revezamento de grupos.

Fonte: G1 Santos