Início Notícias Santos: Guardas municipais iniciam treinamento para atuar com arma de fogo

Santos: Guardas municipais iniciam treinamento para atuar com arma de fogo

Foto: Reprodução

Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santos, na baixada santista, estão em treinamento para porte de arma de fogo. A capacitação, permitirá que um total de 100 agentes estejam prontos para utilizar o armamento.

Os agentes foram autorizado no dia 30 de outubro de 2019, ao uso de armas de fogo, quando a prefeitura municipal sancionou a lei 1.061, que autoriza o porte e o uso de armas de fogo em serviço pela Guarda.

Na última sexta-feira (8), de acordo com a administração municipal, os agentes ainda não trabalham armados. Porém, a primeira turma com 35 integrantes participou de uma aula inaugural.

A guarda recebeu instruções em Guarujá, município com o qual a Secretaria de Segurança de Santos estabeleceu acordo de cooperação técnica. Na aula inaugural, eles aprenderam sobre o manuseio de arma de fogo, além de noções de legislação referente às regras de segurança e as exigências de posse e uso de armamento.

Neste mês, entre os dias 18 e 22, será realizadas as aulas práticas para conhecer os procedimentos de montagem e desmontagem das armas. No último dia, eles passarão pelos exercícios práticos e avaliação de tiro.

O treinamento, que cumpre critérios estabelecidos por meio de um convênio com a Polícia Federal, terá duração de duas semanas, com carga horária de 160 horas. Antes das aulas teóricas, em agosto, os agentes passaram por avaliação psicológica, o que também é uma exigência da lei municipal.

Após a conclusão do processo, a corporação receberá da Polícia Federal a autorização para o porte. A Prefeitura de Santos prevê que 100 guardas civis municipais estejam capacitados para trabalharem com o armamento, até o final deste ano.

Fonte: G1 Santos