Início Notícias Jovem fica com lábio gigante após ser picada por lacraia em São...

Jovem fica com lábio gigante após ser picada por lacraia em São Vicente

Foto: Arquivo Pessoal

Em São Vicente, na baixada santista, uma estagiária de comércio exterior Nataly Galdino, de 21 anos, foi picada por uma lacraia enquanto dormindo em sua residência. Devido ao inchaço em sua boca, tendo que recorrer à atendimento médico em um hospital da região. A jovem fez um alerta em suas redes sociais.

Nataly relatou que estava dormindo, quando o animal a picou.”Eu estava dormindo e, no meio da madrugada, senti algo picar meu lábio superior e vi que estava grudada no meu cobertor e a garra na minha boca, mas como estava tudo escuro o que fiz foi puxar. Eu puxei e não queria soltar, fiquei cinco segundos tentando, com uma dor insuportável e não desgrudava. Eu levantei da cama, liguei a luz, vi minha boca cortada e a lacraia, gigante, na coberta”, conta.

De acordo com ela, a boca e garganta incharam e a dor ficou cada vez mais forte. “Eu estava ficando sem ar”, afirma. O médico explicou que, apesar de ser um animal peçonhento e venenoso, não teria risco de vida, como no caso de um escorpião.

Segundo o Ministério da Saúde, as lacraias injetam um veneno presente em glândulas do tronco, que é pouco tóxico para o ser humano. A jovem, ficou duas em observação hospitalar, medicada e liberada. Agora, segue tomando medicação em casa.

As lacraias gostam muito de umidade e para evitá-las podem ser adotadas as seguintes precauções:

  • Limpar os ralos semanalmente com creolina e água quente, e mantê-los fechados quando não em uso;
  • Limpar e manter fechadas as caixas de gordura e os esgotos;
  • Os jardins devem ser limpos, a grama aparada e as plantas ornamentais e trepadeiras devem ser afastadas das casas e podadas para que os galhos não toquem o chão;
  • Porões, garagens e quintais não devem servir de depósito para objetos fora de uso que possam servir de esconderijo para as lacraias;
  • Os muros e calçamentos devem ser cuidados para que não apresentem frestas onde a umidade se acumule e os animais possam se esconder.

Fonte: G1 Santos