Início Notícias Alunos aprovaram o “Turismo Pedagógico”

Alunos aprovaram o “Turismo Pedagógico”

Foto: Reprodução

Os estudantes do 9º ano da EMEF Pastor Joaquim Rodrigues (Náutica III) aprovaram o primeiro Turismo Pedagógico, realizado na tarde de quarta-feira (24), numa iniciativa da Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Turismo (Setur) e apoio da Secretaria de Cultura, Esportes e Cidadania (Secec).

O tour incluiu Ilha Porchat, Biquinha de Anchieta, Praça 22 de Janeiro, Igreja Matriz, Mercado Municipal, Casa Martim Afonso, Parque Cultural Vila de São Vicente e praias. Durante a semana, a turma também assistiu ao curta-metragem “Contos e Lendas Vicentinos – Histórias Sobrenaturais” (2020), produção de 10 minutos que narra histórias seculares de tradição popular calunga, como o Monstro Ipupiara, a Pedra da Feiticeira, a Lenda dos Sinos e o Conto de Anchieta.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecerem um pouco mais o circuito histórico da Cidade e resgatar o valor de pertencimento.

O passeio inaugural do Turismo Pedagógico é o primeiro de outros que acontecerão, no próximo ano letivo. “Este foi o projeto piloto e vamos manter a parceria de sucesso entre as secretarias de Turismo e Educação para 2022”, adiantou a secretaria Juliana Santana (Setur). A assessora de gabinete da Seduc, Renata Fuentes, confirmou a ideia de “continuar o projeto, envolvendo todas as escolas com 9º ano”.

O Passeio Pedagógico atende a uma proposta do vereador Jatobá, para que estes jovens tenham a oportunidade de conhecer um pouco mais a história da Primeira Vila do Brasil e o Berço da Democracia nas Américas.

Fonte: Prefeitura Municipal de São Vicente