Uma manhã de caos na Baixada Santista. Diversos pontos de alagamento em vários bairros da região. Os pontos de alagamento foram registrados, até o momento, em Bertioga, Cubatão, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Guarujá, São Vicente e Santos.
A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta com a previsão de chuvas fortes e contínuas entre domingo (6) e terça-feira (8) para a região. A expectativa é que chova entre 135 mm e 155 mm nesse período.
A prefeitura de Santos informou que que os morros estão em estado de atenção. Em razão das chuvas, a Av. Nossa Senhora Fátima foi interditada em ambos os sentidos, no trecho em ruas Bóris Kauffmann e Ana Santos. Foram efetuados bloqueios: sentido Santos/São Vicente na subida do Elevado Paulo Gomes Barbosa e no São Vicente/Santos, na R. Julia Ferreira.
Há alagamentos também na Praça Washington, que está bloqueada. Há problemas com semáforos intermitentes nos seguintes pontos: canal 1 x Euclides da Cunha, Av. Conselheiro Nebias x Av. São Francisco, Av. Mário Covas x Amélia Leuchtemberg e Av. Afonso Pena x canal 6. Uma equipe de manutenção semafórica está nas ruas para a realização dos reparos.
Também na Av. Francisco Glicério com a Av. Senador Feijó, o semáforo está inoperante devido a acidente. O equipamento é integrado ao sistema do integrado ao VLT e a operadora já foi acionada.
Por volta de 6h, um alagamento atingiu a Rodovia dos Imigrantes, na altura do km 65, próximo ao município de São Vicente. No momento, as faixas 01 e 02 estão alagadas com veículos transitando lentamente. Há congestionamento do km 70 até o km 65, sentido norte. A equipe da concessionária Ecovias está no local, auxiliando na operação.
A Prefeitura de São Vicente informou, por meio da secretaria de Defesa e Ordem Social (Sedos), informou que, devido à chuva intensa, diversas ruas apresentam pontos de alagamento.
Por isso, a recomendação da prefeitura é que veículos de passeio evitem os seguintes locais: acessos 65 e 67 da Rodovia dos Imigrantes; Avenida Castelo Branco; Avenida Penedo (Linha Azul); Rua Polydoro Bittencourt, que dá acesso à Praia Grande; acesso ao conjunto Tancredo Neves pela Rua Frei Gaspar; Rua Mascarenhas de Moraes; Descida do Viaduto Mário Covas (Bitaru); Rua Tibiriçá (trecho da Avenida Presidente Wilson); Rua Lourival Moreira do Amaral e Avenida Marcehal Deodoro, altura do viaduto da Av. Antônio Emmerich.
A Prefeitura de Praia Grande informou que a Defesa Civil da Cidade está atualmente em estado de atenção e que todas as equipes do setor estão realizando vistorias. Um semáforo na Avenida Presidente Kennedy, no Maracanã, encontra-se piscante por causa dos efeitos da chuva, tendo acompanhamento de agentes de trânsito durante a manutenção. Além disso, pontos de possíveis acúmulos de água estão sendo escoados pelo sistema de drenagem municipal no momento. O índice pluviométrico das últimas 72 horas foi de 150 mm e das últimas 24 horas de 135 mm.
A prefeitura de Cubatão confirmou que há pontos de alagamentos na cidade, contudo, conforme a Defesa Civil, não foram reportadas ocorrências. O município registrou um acumulado de chuva de 47,6 mm na região central e 43,3 mm no alto da Serra do Mar nas últimas 24 horas.
A Defesa Civil de Guarujá informou que até o acumulado das últimas 24 horas chegou a 60,8 milímetros. Por enquanto, foi registrada a queda de uma árvore de médio porte na região do viaduto Florisberto Mariano, no trecho que liga a Avenida Adhemar de Barros à Avenida Santos Dumont, no Santo Antônio. A cidade está em estado de observação.
Em Bertioga, o registro de alagamento foi próximo à Escola Municipal José de Oliveira Santos, no Jardim Rio da Praia. Um veículo que ficou parado na chuva. De acordo com a Defesa Civil, foram registrados 182 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. O órgão municipal está realizando vistorias nas áreas de maior vulnerabilidade.
Já em Itanhaém, o registro de alagamento foi no bairro Vila Loty. A prefeitura informou que não existe registro de ocorrência em razão das chuvas no município. Segundo a Defesa Civil, foram registrados 71 mm de chuvas.
Em Mongaguá, a forte chuva alagou a Avenida Monteiro Lobato. O acumulado de chuvas, segundo a prefeitura, nas últimas 24h foi de 121 mm.