Não é de hoje que presenciamos diariamente fios caídos em diversos pontos da cidade. Empresas de internet vem desrespeitando a altura mínima exigida de 4,5 metros para instalação de fios nos postes.
Segundo a norma técnica NBR 5422, a rede elétrica e outras fiações presas a postes tem que ter três níveis de altura mínima.
São obrigatórios 5 metros sobre ruas e avenidas; 4,5 metros em locais de tráfego de veículos pequenos (restrito à caminhões), e 6 metros em vias rurais, onde haja tráfego de máquinas agrícolas.
Na rua Marques de São Vicente foram trocados diversos postes e foram feitas as reinstalações dos fios e cabos de energia e internet. Contudo, veículos como caminhões passam, arrastam e cortam os fios causando problemas no fornecimento de energia e internet. Além do grande perigo que podem ocasionar a pedestres, ciclistas, motoqueiros e carros. Em um dos pontos visitados, o vereador Jhony Sasaki constatou que a altura dos fios estavam em 3,80 metros, bem abaixo do mínimo recomendado.
Sasaki disse: “recebi diversas solicitações de reparo dos fio e cabos, contudo o serviço por vezes é moroso e nesse meio tempo, podem ocorrer acidentes a quem passa por ali por ser uma rua muito movimentada.”
Vereador também disse que irá notificar as operadoras por meio de oficio para que cumpram a altura mínima determinada que é de 4,5 metros e que irá responsabilizar as operadoras que atuam na cidade caso não cumpram o que é determinado por lei municipal.
O município de São Vicente também já possui uma lei que diz, no caso de queda de fios e cabos do poste, a operadora tem 24 horas para realizar o reparo. Em caso de descumprimento a operadora receberá pena diária.
Assista ao vídeo: https://fb.watch/c6vuCeK3Wk/
Fonte: Baixada na Rede