A Secretaria de Saúde de São Vicente (Sesau) começou nesta quinta-feira (31) o grupo de emagrecimento para munícipes com IMC de 35 e pacientes que tem recomendação para fazer cirurgia bariátrica. Os participantes do projeto serão encaminhados pelo médico e/ou enfermeira das unidades de Saúde e o atendimento será realizado em reuniões mensais para orientações em grupo.
Serão 20 vagas por turma, com a possibilidade de abrir mais horários dependendo da demanda das unidades. Para participar é preciso procurar a unidade de saúde mais próxima e solicitar encaminhamento.
Todo o acompanhamento será feito por uma equipe de profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) composta por nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas.
Nayza Cardoso Silva dos Santos, nutricionista do projeto, destaca os principais objetivos. “Esse atendimento é feito para melhorar a saúde e qualidade de vida dessas pessoas que passam pela condição de sobrepeso. A saúde básica que pretendemos resgatar desses pacientes serve como uma prevenção de alguma complicação futura causada pela obesidade.”
Além das orientações, os profissionais vão destacar ações para melhorar a condição dos participantes de forma geral. A ideia é que além do emagrecimento, eles desfrutem de uma vida mais saudável e tenham mais disposição.
Os resultados dos acompanhamentos dependem de cada pessoa que estará sendo tratada, mas a meta é que os participantes alcancem um IMC de até 25, que é um indicador de peso adequado. Para isso, o acompanhamento dos profissionais deve ser realizado por, no mínimo, 6 meses ou até obterem o resultado esperado.
A cirurgia bariátrica será tratada como última opção. Para a realização, o paciente precisa de, no mínimo, dois anos de acompanhamento na atenção primária.
Fonte: Diário do Litoral