Início Entretenimento Jovens de 16 e 17 anos correm para tirar o título de...

Jovens de 16 e 17 anos correm para tirar o título de eleitor; prazo é dia 4 de maio

Quem completa 16 anos até o dia da eleição tem até dia 4 de maio para tirar o titulo de eleitor

Os jovens que tem 15 anos, e completam 16 até a realização do primeiro turno das eleições, ainda podem garantir o direito ao voto nas próximas eleições, mas precisam se apressar porque o prazo se encerra em nove dias, em 4 de maio.

O voto nessa faixa etária é facultativo. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), fazer o alistamento eleitoral é muito simples. “O primeiro passo é acessar o sistema TítuloNet, localizado na página do TSE na internet. Após informar a unidade federativa (UF) em que reside, será necessário enviar uma foto (selfie) segurando um documento de identificação; foto do comprovante de residência atualizado”, explica o TSE.

Ainda de acordo com o tribunal, segundo a Resolução TSE 23.659/2021, artigo 35: “A apresentação de certificado de quitação militar somente é obrigatória para alistandos do gênero masculino que pertençam à classe dos conscritos”, ou seja, para os brasileiros nascidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano em que completarem 19 anos de idade, os quais compõem a classe chamada para a seleção, tendo em vista a prestação do Serviço Militar inicial.

O interessado deve acessar, na página seguinte, a seção “Título de eleitor” e selecionar a opção “Não tenho” para prosseguir o atendimento. Após o preenchimento dos dados, os mesmos serão analisados pela Justiça Eleitoral e o andamento do requerimento pode ser acompanhando no site da Justiça Eleitoral.

Conscientização A Semana do Jovem Eleitor é uma campanha criada pela Justiça Eleitoral especialmente para quem tem 16 e 17 anos, cujo voto é facultativo. “A iniciativa visa estimular esses cidadãos a tirarem o título eleitoral e participar ativamente do processo democrático do país por meio da escolha de representantes para ocupar a Presidência da República, o Senado Federal, a Câmara dos Deputados, os governos estaduais e as assembleias legislativas”, explica o TSE. Segundo a Justiça Eleitoral, chama a atenção a procura pelo documento de jovens com 15 anos. Só em março, foram 23.185 títulos emitidos para esses jovens.

Fonte: TSE